Nesse projeto houve a realização de consultoria para o processo de Certificação LEED para o projeto de retrofit do edifício da MAPFRE Seguros em Ribeirão Preto/SP.
O principal objetivo foi adequar as operações da empresa às melhores práticas de sustentabilidade e eficiência energética, buscando a satisfação e o bem-estar dos usuários e reduzindo o impacto ambiental na natureza.
O edifício da MAPFRE conquistou a Certificação LEED Platinum, tornando-se a primeira seguradora do Brasil a alcançar esse selo em imóveis comerciais e o primeiro certificado LEED em Ribeirão Preto.
Nesse projeto a Ares fez:
- Relatório de Diagnóstico que analisou detalhadamente as condições atuais do edifício e os conceitos iniciais do projeto de retrofit, assegurando que as diretrizes básicas estivessem alinhadas com os requisitos da certificação LEED;
- Acompanhamento da evolução dos projetos (arquitetônico e complementares) e o atendimento às exigências da Certificação por meio da emissão de Relatórios de Análise de Projetos;
- Relatórios de Validação de Projetos, detalhando ainda mais as intervenções previstas, garantindo que todas as especificações técnicas e operacionais estivessem em conformidade com os critérios da certificação LEED;
- Elaboração de Documentação para Submissão, onde todas as evidências e documentos necessários para a certificação LEED.
Resultados:
Localização Urbana: a escolha de um local com alta prioridade pelo zoneamento municipal e de interesse histórico, com alta densidade, diversos usos no entorno e acesso a transporte de qualidade conferiu pontos significativos.
Infraestrutura para Usuários: foram implantadas vagas para veículos compartilhados, de baixa emissão e elétricos, com estações de carregamento de alta velocidade.
Eficiência Energética: o edifício alcançou 41% de economia de energia graças ao isolamento da cobertura. Além disso, houve também a utilização de vidros duplos, sistema de ar-condicionado VRF eficiente e iluminação LED com alto IRC.
Ilhas de Calor: nas áreas externas foi utilizado piso intertravado vazado.
Gestão de Água: economia de 61% de água potável, com uso de dispositivos economizadores e reaproveitamento de águas pluviais para descargas sanitárias.
Sistemas de Energia: medição individualizada e monitoramento através de comissionamento avançado e desenvolvimento de infraestrutura para futuro programa de resposta à demanda.
Materiais Sustentáveis: utilização de materiais reciclados com Declaração Ambiental de Produto, madeira com selo FSC e controle de erosão e sedimentação.
Gestão de Resíduos: reaproveitamento de mais de 75% do material de construção e demolição, além da coleta seletiva de materiais recicláveis e a destinação segura de pilhas e baterias.
Impacto Ambiental Reduzido: a análise de ciclo de vida do edifício mostrou reduções significativas em várias categorias de impacto ambiental através da reutilização dos seus elementos estruturais.
Apoio à Sustentabilidade: participação no projeto Amigos da Floresta para plantio e manutenção de 1200 árvores nativas do Bioma Mata Atlântica.
Plano de Controle de Erosão e Sedimentação: desenvolvido para evitar descargas de resíduos proibidas. Minimização da poeira. Proteção de materiais armazenados contra chuvas fortes usando lona e pedras.
Melhoria da Qualidade do Ar Interno: utilização de capachos nas entradas permanentes para controle de poluentes e captura de sujeira. Proibição do fumo interna e externamente. Instalação de sensores para monitoramento de CO2 nos ambientes.

