Norma de desempenho – NBR 15.575

Consultoria técnica para adequação aos requisitos referentes ao Desempenho Térmico e Lumínico da Norma de Desempenho – NBR 15.575.

Será que determinado empreendimento foi uma boa compra?

Cedo ou tarde, essa pergunta vai acabar passando pela cabeça de quem investiu uma quantia significativa em determinado projeto.

E, dentre outras coisas, também foi por isso que a NBR 15575 foi desenvolvida.

O que é desempenho e como melhorar o do meu empreendimento?

A Norma NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais.

Ela empenha-se em atender as exigências dos usuários ao longo dos anos, prezando pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios.

Ela dá uma grande importância à habitabilidade e à duração da qualidade da edificação, considerando todo o seu uso - e não só a fase construtiva.

Todos os participantes do processo (projetistas, fornecedores de material, construtores, incorporadores e clientes) têm seus papéis e estão inseridos nessa análise.

Ao todo, existem três grupos de requisitos: segurança, sustentabilidade e habitabilidade.

Na Ares, nós realizamos dois tipos de Laudos: o Laudo de Desempenho Térmico e o Laudo de Desempenho Lumínico.

Laudo de Desempenho Térmico

São verificados os desempenhos térmicos de salas e dormitórios. Para tanto, serão considerados os critérios 11.3.1 e 11.4.1 da NBR 15.575-1. Anexo E – Tabela E.1 e Tabela E.2 que especificam as temperaturas máximas e mínimas para os ambientes em questão nas condições de inverno e verão.

Laudo de Desempenho Térmico

O Laudo de Desempenho Lumínico é desenvolvido a partir do cálculo de iluminação natural em ambientes como sala e dormitórios - orientados para a pior situação. Para tanto, será considerado o critério 13.2.1 da NBR 15.575-1. Anexo E – Tabela E.3 que especifica os níveis de iluminância geral para os ambientes em questão.

Nosso método: excelência customizada​

Oferecemos soluções pontuais pensadas de maneira totalmente customizada para cada cliente, de acordo com seus objetivos.

Veja como funciona nosso processo de melhoria de desempenho:

1. DIAGNÓSTICO

Fazemos uma simulação computacional (através do software Energyplus Versão 9.2) para diagnosticar a situação do edifício em questão. Nossa equipe de especialistas analisa os critérios da NBR 15575.

2. PROPOSTA DE MELHORIAS

Caso o empreendimento não atenda algumas exigências da norma, propomos melhorias de projeto. Oferecemos, gratuitamente, até 5 simulações de cenários para reavaliação de atendimento do desempenho

3. LAUDO DE DESEMPENHO

Emissão de Laudo de Desempenho da edificação.

Os principais benefícios:

1

Mais facilidade para definir projetos dos novos empreendimentos, sabendo que atendem ao Desempenho Térmico e Lumínico

2

Redução de riscos desnecessários e necessidade de manutenção de novos empreendimentos em função do não atendimento à Norma de Desempenho;

3

Redução de riscos de atraso nos processos de financiamento na CEF (Caixa Econômica Federal) e obtenção do Selo Casa Azul + CAIXA em função da não comprovação do atendimento à Norma de Desempenho.

Veja um pouco do que já fizemos…

Foi assim que ajudamos a Precon Engenharia a obter os Laudos para o empreendimento Ville Hong Kong comprovando o atendimento da Norma de Desempenho.

Apesar de, em média, nossos prazos de desenvolvimento dos Laudos serem de 15 dias, conseguimos agilizar as simulações e, em 3 dias úteis, entregamos os Laudos, que foram primordiais para a liberação do processo de financiamento do empreendimento junto à CEF.

Esse foi um projeto especial. Nossa equipe recebeu o desafio de descobrir quais eram, por Zona Bioclimática, os limites por de cores que poderiam ser utilizadas nas fachadas da tipologia Slim da MRV.

Depois de um trabalho intenso e específico, conseguimos ajudar os projetistas a entender o que poderiam propor para o edifício, dando liberdade de criação e atendendo aos limites mínimos propostos pela NBR 15575.

Há 10 anos, a Ares é referência em reunir quem entende para ajudar seu empreendimento a se adequar, passo-a-passo, aos mais altos desempenhos térmico e lumínico do mundo. Montamos um time de profissionais extremamente especializados para ajudar em absolutamente todas as etapas para que sua empresa não tenha nenhum problema.

Já analisamos o desempenho de mais de 30.000 unidades habitacionais em todo o Brasil para algumas das principais construtoras do país: