As certificações são concedidas seguindo algumas etapas:
1) Primeiro, é feita uma Definição de tipologia para saber se a certificação se enquadra como edificação unifamiliar ou multifamiliar.
2) Depois é feito o Registro do projeto junto ao GBC Brasil através do Formulário de Registro Online.
3) Depois, partimos para o Desenvolvimento de toda a documentação: durante o desenvolvimento dos projetos, bem como durante toda a duração da obra, deve-se documentar de acordo com os padrões da certificação, todos os pré-requisitos e créditos do GBC Brasil Casa/Condomínio.
4) Submissão da documentação. O consultor, responsável pelo processo de certificação, deve compartilhar a documentação com o setor certificador do GBC Brasil.
Esta submissão pode ser feita em uma única etapa (Revisão de obra – envio da documentação de projeto e construção após a conclusão da obra) ou em duas etapas (Revisão de projeto + Revisão de obra – envio da documentação da etapa de projeto primeiramente e, após a conclusão da obra, o envio da documentação da etapa de obra).
5) Análise da documentação. Após o envio da documentação de cada uma das etapas, o revisor do GBC analisará a documentação e, se necessário, solicitará esclarecimentos ou informações adicionais.
6) Certificação: Após a conclusão da análise documental, é divulgado o resultado das análises dos pré-requisitos e créditos e, o mais importante, o nível da certificação obtida.
Os custos da certificação variam de acordo com o número de unidades habitacionais, a área construída e se a submissão é feita por alguma empresa-membro GBC Brasil, como a Ares. O empreendedor deve considerar dois custos: 1) o custo de contratação de uma consultoria para acompanhar e gerenciar todo o processo e 2) o custo das taxas de certificação, pagas em reais, diretamente para o GBC (valores tabelados – confira em Custos GBC Casa/Condomínio).
Nossa equipe especializada dá total suporte na parte de registro, preenchimento e envio da documentação, além de todo o acompanhamento do processo.