Certificação LEED

O LEED, Leadership in Energy and Environmental Design, é a certificação ambiental mais reconhecida no mundo com estratégias simples para tornar seu edifício mais sustentável, eficiente e valorizado.

Já faz algum tempo que a sustentabilidade deixou de ser um diferencial e passou a ser praticamente um pré-requisito.

Imóveis que não levam em conta o uso racional dos recursos naturais já são, desde sua concepção, ultrapassados.Se engana quem pensa que ter um empreendimento sustentável é algo complexo, inacessível ou caro demais.Muito pelo contrário.Existe uma maneira simples e eficaz de valorizar seu imóvel e ainda adequá-lo aos mais altos padrões de sustentabilidade do mercado mundial.
Já falamos mais sobre isso.Por ora, permita-nos contar um pouco do que é hoje a certificação ambiental mais reconhecida no mundo.

Mas afinal, o que é a certificação LEED?

O LEED é um símbolo de excelência que continua a elevar o nível em termos de sustentabilidade para edifícios, cidades e comunidades.

O famoso Empire State Building, em NY, foi certificado como LEED Gold.

Em 2012, passou por uma série de reformas para tornar seus sistemas internos mais eficientes energeticamente.

As atualizações renderam dividendos, economizando quase US$ 5 milhões em custos de energia em 2011 e 2012.

Outro edifício icônico que também tem o certificado é a emblemática Willis Tower (antiga Sears Tower) em Chicago, que obteve o  LEED Gold em 2018.

 
Passando por uma reforma significativa, a Willis Tower fez uma série de atualizações para reduzir sua pegada de carbono, incluindo a instalação de sistemas de iluminação de alta eficiência, melhoria nas caixas de engrenagens, entre outros. 

Segundo o proprietário e gerente da Willis Tower, o EQ Office, a economia foi de aproximadamente 11 milhões de galões de água anuais.


Até as gigantes techs como o Facebook, Instagram e WhatsApp (que ficam em um megacomplexo na Califórnia) fizeram uma série de implementações para obter o certificado.

E não foi qualquer um. Foi o LEED Platinum.

A sede é 100% alimentada por energia renovável, graças aos 3 megawatts gerados por painéis solares no telhado.

Eles também instalaram sistemas de aquecimento e resfriamento mais eficientes – e monitoram o desempenho do edifício por meio de sistemas de gerenciamento de edifícios de alta tecnologia.

Brasil: no topo do ranking

Mas essa onda de green building não é algo exclusivamente internacional, muito menos das grandes corporações. É importante frisar que é uma certificação que funciona para todos os edifícios e pode ser aplicada a qualquer momento no empreendimento. Um levantamento recente aponta o Brasil como um dos protagonistas no movimento de construções sustentáveis.
Hoje, o país ocupa a quarta posição no ranking mundial de construções certificadas LEED, à frente de 162 países e atrás apenas de China, Índia e Canadá. Se você está buscando ter um edifício mais consciente, eficiente e que economize recursos, você tem que conhecer a certificação LEED.
A seguir, explicamos um pouco o que é, como funciona a certificação ambiental mais reconhecida do mundo e como você pode obtê-la.

Com uma metodologia testada e comprovada, a Ares Sustentabilidade ajuda você em cada etapa desse processo. Olha só:

O que é a certificação LEED e como ela funciona?

O LEED (sigla de Leadership in Energy and Environmental Design) – que em português significa Liderança em Energia e Design Ambiental – é a certificação mais reconhecida do mundo. Foi criada em 1993 pelo United States Green Building Council, nos Estados Unidos e está presente em mais de 160 países.

Ele funciona como um sistema de pontuação – e o empreendimento é avaliado nas categorias abaixo:

Processo
Integrativo

Localização e Transporte

Espaço
Sustentável

Uso racional
da Água

Energia e
Atmosfera

Materiais e
Recusros

Qualidade do
Ambiente Construído

Inovação

Créditos de Prioridade Regional

Elas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações).
À medida em que os créditos são atendidos, mais a edificação pontua. São 110 pontos possíveis – e a classificação do empreendimento varia de acordo com o nível de pontuação atingido.

Quanto mais alta a pontuação, maior o nível do certificado. Confira os tipos abaixo:

40 a 49 pontos (LEED Certified)

50 a 59 pontos (LEED Silver)

60 a 79 pontos (LEED Gold)

80 a 110 pontos (LEED Platinum)

Quais as tipologias existentes

A certificação LEED pode ser obtida em várias tipologias – depende da sua complexidade e até da natureza do projeto. As mais utilizadas no Brasil são:

  1. LEED para Novas Construções e Grandes Reformas (LEED BD+C) 
  2. LEED para Design e Construção de Interiores (ID+C) 
  3. LEED para Operação e Manutenção de Edifícios Existentes (LEED O+M) 
  4. LEED para Desenvolvimento do Bairro (LEED ND

Quais as vantagens

Poderíamos citar dezenas de vantagens em obter a certificação LEED.

Aqui vão algumas…

Além de diminuir os custos operacionais e os riscos regulatórios, obter a certificação LEED é uma maneira de valorizar o imóvel; tanto para revenda quanto para o arrendamento. Há uma melhora significativa na ocupação e na retenção. Com a modernização, o empreendimento corre menor risco de ficar obsoleto, além de incentivar os fornecedores a terem mais responsabilidades socioambientais.

Melhora a segurança e a saúde dos trabalhadores e ocupantes, capacitando-os profissionalmente, aumentando o senso de comunidade e inclusão social.

Aumenta a produtividade dos funcionários; melhora na recuperação de pacientes (em Hospitais); melhora no desempenho de alunos (em Escolas); aumento no ímpeto de compra de consumidores (em Comércios).

Para o planeta, há a redução do consumo de água e energia, a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, o uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental além da redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.

Como obter a certificação LEED?

Esse é um processo minucioso que requer um olhar de um especialista para que todos os detalhes estejam cobertos.

1. O primeiro passo é escolher a tipologia que será aplicada a seu empreendimento.

2. Depois, é necessário fazer o registro do projeto.

3. Após algumas auditorias documentais (fases projeto e obra ou apenas fase obra), se estiver tudo ok,

4. O certificado é obtido.

Quanto custa obter a certificação LEED?

Cada caso é um caso. 

O empreendedor deve estar ciente que existem dois custos: da consultoria e das taxas de certificação.
Os custos da consultoria variam de acordo com a tipologia, a área construída e a complexidade de cada edificação.
Vale lembrar que as taxas de certificação são tabeladas e pagas em dólares, diretamente para o USGBC. Os valores são tabelados e podem ser consultados no site.

Quero obter o certificado LEED: Como fazer?
Nossa metodologia: garantia de bons resultados

As certificações e etiquetas são processos bastante completos – o que pode assustar as empresas em um primeiro momento. 

Há 10 anos, a Ares é referência em reunir quem entende para ajudar seu empreendimento a se adequar, passo-a-passo, às mais exigentes certificações do setor.
Montamos um time de profissionais extremamente especializado (profissionais acreditados LEED AP  e LEED GA) para ajudar em absolutamente todas as etapas da obtenção do certificado para que sua empresa não tenha nenhum problema.
Desde uma criteriosa análise na definição e concepção do projeto, passando pelo acompanhamento in loco da obra, além de total o suporte na parte de registros e documentação

Com uma metodologia base bem definida, adaptamos cada etapa à realidade de cada cliente.

Você delega para quem já faz isso há anos - e não precisa se preocupar mais.

Alguns de nossos clientes e parceiros