As certificações seguem um passo-a-passo criterioso. E você pode contar com a ajuda do nosso time em todos eles.
1) Primeiro, é feita uma Definição da tipologia
2) Depois é feito o Registro do projeto junto ao USGBC através da plataforma WELL Online. No momento do registro, os projetos podem optar por: 1. Registrar-se para certificação de ciclo único ou 2. Registrar e ativar uma assinatura de três ou cinco anos (somente WELL v2). Para projetos inscritos no modelo assinatura, a recertificação e revisões de meio de ciclo estão incluídas.
3) Depois, partimos para a Reunião toda a documentação: durante o desenvolvimento dos projetos, bem como durante toda a duração da obra, deve-se documentar de acordo com os padrões da certificação, todos os pré-condições e otimizações do WELL.
4) Submeter a documentação. O consultor, responsável pelo processo de certificação, deve submeter a documentação na plataforma WELL Online.
Esta submissão pode ser feita em uma única etapa (Revisão de obra – envio da documentação de projeto e construção após a conclusão da obra) ou em duas etapas (Revisão de projeto + Revisão de obra – envio da documentação da etapa de projeto primeiramente e, após a conclusão da obra, o envio da documentação da etapa de obra).
5) Análise da documentação. Após o envio da documentação de cada uma das etapas, o revisor do GBCI analisará a documentação e, se necessário, solicitará esclarecimentos ou informações adicionais.
6) Verificação de desempenho. A verificação de desempenho é realizada por um Agente de Teste de Desempenho WELL autorizado. Esse profissional geralmente fica de um a três dias no prédio para validar a documentação do projeto e concluir uma série de testes de desempenho, verificações pontuais e medições abrangendo todos os conceitos do WELL. Como diversos testes de desempenho pós ocupação serão feitos no local, a edificação precisa estar com pelo menos 50% de sua ocupação durante um período mínimo de um mês.
7) Certificação: A verificação de desempenho é feita por um Agente de Teste de Desempenho WELL autorizado. Esse profissional geralmente fica de um a três dias no prédio para validar a documentação do projeto e concluir uma série de testes de desempenho, verificações pontuais e medições abrangendo todos os conceitos do WELL. Como diversos testes de desempenho pós ocupação serão feitos no local, a edificação precisa estar com pelo menos 50% de sua ocupação durante um período mínimo de um mês.
8) Recertificação. Após receber o WELL, a cada três anos, a edificação precisa passar por novo processo de certificação. O objetivo aqui é atualizar os dados – e ter certeza que continua cumprindo o desempenho aferido inicialmente.
Nesse período, devem ser apresentados relatórios anuais, de acordo com a necessidade específica de cada categoria. Na recertificação, o nível eventualmente sofrerá variação, devido à implantação de melhorias relacionadas às categorias avaliadas, ou mesmo à falta de manutenção adequada que poderá interferir nos resultados de desempenho.