Certificação FITWEL

Ambientes mais saúdáveis = Pessoas mais produtivas

“Pessoas são o maior ativo de uma empresa”, grandes líderes empresariais gostam de repetir.

É inegável que o ambiente tem o poder de impactar a maneira como os colaboradores desempenham seu trabalho, pelo bem ou pelo mal.

Principalmente depois da pandemia – e a volta gradual ao presencial – tanto casa quanto escritório passaram a ser olhados com mais atenção pela área de recursos humanos.

E não foi diferente com as iniciativas de sustentabilidade, como a FITWEL – uma nova certificação para construções que desejam criar ambientes mais saudáveis ​​no local de trabalho e em residências.

Ela é uma evolução de um guia de boas práticas de projeto para saúde e bem-estar criado pelo Center for Active Design (CfAD) dos Estados Unidos.

Deixa a gente te explicar um pouco mais sobre ela…

Mas afinal, o que é a certificação FITWEL?

O próprio CfAD trouxe importantes dados para explicar um pouco sobre a criação da FITWEL:

  • Quem dá mais?

Aproximadamente 49% dos proprietários de edifícios estão dispostos a pagar mais pelos edifícios que demonstram ter um impacto positivo na saúde;

  • A procura crescente por bater metas ESG…

Aproximadamente 45% dos investidores possuem investimentos de impacto (investimentos centrados no desempenho “ESG”: ambiental, social e de governança) ou estão interessados ​​em possuí-los;

  • Espaços mais saudáveis e sustentáveis = pessoas trabalhando melhor

Aproximadamente 97% dos usuários relatam facilidade de uso e 84% entendem como seus edifícios dão suporte à saúde graças ao acesso às informações e dados de desempenho necessários para certificar um projeto.

Por que a FITWEL foi criada?

A FITWEL foi desenvolvida conjuntamente pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) e pelo General Services Administration (GSA), ambos dos Estados Unidos, que observaram que a infra-estrutura das edificações têm potencial de melhorar a saúde e bem-estar das populações que vivem em cidades, através de estratégias simples de projeto e governança.

Depois do lançamento da certificação WELL – e sua efetiva implementação pelo mundo – ficou claro que era uma certificação que exigia um nível surpreendente de comprometimento por parte dos proprietários – e dos consultores.

O aumento da conscientização em torno da necessidade de criar ambientes mais sustentáveis criou um desejo no mercado internacional para um guia de saúde e bem-estar em edifícios que pudesse ser aplicado a qualquer empreendimento de qualquer condição, idade, localização e porte – e não necessariamente os “triple A”.

Aí foi criada a FITWEL.

Conheça mais sobre a certificação FITWEL: em quais edificações pode ser aplicada?

Indo um pouco além dos sintomas, o objetivo da certificação FITWEL- é combater doenças crônicas – e pode ser aplicada a vários tipos de espaço.

Quais as tipologias?

Senior Housing (SH): Aplicável a alojamentos para residentes idosos que proporcionam vida independente ou assistida. Avalia todos os espaços dentro do edifício.

 
Edifícios corporativos multiusuários (MTBB): Aplicável a edifícios comerciais cujos pavimentos e áreas comuns sejam ocupados por vários inquilinos. Avalia, entretanto, apenas espaços sob controle do proprietário.

 

Edifícios corporativos multiusuários (MTWB): Aplicável a edifícios comerciais cujos pavimentos e áreas comuns sejam ocupados por vários inquilinos. Avalia todos os espaços dentro do edifício.

 

Edifícios corporativos monousuários (ST): Aplicável a edifícios comerciais cujos pavimentos e áreas comuns sejam ocupados por uma única empresa.  

 

Commercial Interior Space (CI): Aplicável a interiores comerciais que são ocupados ou controlados por um único inquilino. O sistema de pontuação tem impacto em todos os espaços ocupados por esse inquilino.

 

Retail (RT): Aplicável a edifícios comerciais cujos pavimentos e áreas comuns sejam ocupados por vários inquilinos ou espaços contíguos dentro do edifício ocupados ou controlados por um único inquilino. Para complexos de varejo, este sistema de pontuação tem impacto nos espaços que estão sob o controle do proprietário/gestor do edifício e nas áreas comuns acessíveis aos visitantes. Para os locatários de varejo, a avaliação ocorre nos espaços ocupados por esse único inquilino.

 

Multifamily Residential Building (MFR): Aplicável a edifícios residenciais que contenham várias unidades habitacionais. Avalia todos os espaços dentro do edifício.

 

Community (CM): Aplicável a locais de propriedade/gestão pública ou privada que sejam contíguos e incorporem pelo menos um edifício residencial. Avalia todas as áreas externas e comuns do local.

 

Commercial and Industrial Site (C&I): Aplicável a locais contíguos de propriedade ou administrados por uma única entidade e inclui apenas edifícios comerciais. Avalia todas as áreas externas do local e áreas comuns que estão sob o controle do proprietário/gerente do local.



Quais são as categorias avaliadas?

O FITWEL é um sistema baseado em pontos, mas diferente de outros, não tem pré-requisitos.
A pontuação mínima para obtenção da certificação é de 90 pontos num total possível de 144 pontos. 

Quanto maior a pontuação, maior o nível de certificação, podendo atingir 1,2 ou 3 estrelas.


* 90-104 pontos = 1 estrela

*105 – 124 pontos = 2 estrelas

*125-144 pontos = 3 estrelas


Os aspectos avaliados são agrupados em 12 categorias:

 

1) Localização;

2) Acesso ao edifício;

3) Espaços abertos;

4) Térreos e entradas principais;

5) Escadas;

6) Ambiente interno;

7) Espaços de trabalho;

8) Espaços compartilhados;

9) Suprimento de água;

10) Alimentos saudáveis;

11) Vending machines e snackbars;

12) Situações de Emergência.

Por quanto tempo ela é válida?

O Design Certificate é válido por 3 anos e para manter a certificação, o empreendimento deverá ser submetido ao processo de Built Certification, destinado a edifícios construídos e já ocupados e, posteriormente, recertificado a cada 3 anos.

Veja alguns dos benefícios…

Por ser uma certificação com foco no bem-estar das pessoas, o FITWEL traz inúmeros benefícios para os usuários que passarão boa parte de suas vidas dentro destas edificações. Veja alguns:

  • Reconhecimento internacional;
  • Melhoria da saúde, bem estar e conforto dos usuários;
  • Melhoria da qualidade do ar, da água, conforto lumínico, térmico e acústico;
  • Ganho de produtividade e criatividade, maior engajamento dos funcionários e absenteísmo reduzido.

 

Como fazer para obter a certificação FITWEL?

As certificações seguem um passo-a-passo criterioso. E você pode contar com a ajuda do nosso time em todos eles.

1) Primeiro, é realizado um Diagnóstico, onde é feita a análise do status atual do projeto e são definidas estratégias visando a obtenção da pontuação equivalente ao nível de certificação desejado. O consultor emite um relatório contendo o diagnóstico e as principais diretrizes para que se obtenha sucesso na certificação.

2) Depois é feito o Registro do projeto
Este é o momento da formalização da intenção de se certificar junto ao Center for Active Design mediante pagamento de uma taxa. A partir daí o projeto poderá divulgar ao mercado que está em processo de certificação, inclusive utilizando a marca e logotipo FITWEL para venda e locação do empreendimento.


3) Depois, partimos para a Revisão de projeto:

O consultor executa uma revisão dos projetos a fim de checar se as estratégias elencadas como meta foram satisfatoriamente incorporadas pelos projetistas. Em caso de não conformidade, orienta-se a adequação dos projetos.

4) Submissão da documentação: O consultor compila a documentação necessária, incluindo formulários, narrativas e declarações diversas para submissão no Portal Fitwel, onde ocorrerá a auditoria de maneira online. 

5) Análise da documentação e Auditoria: Após o envio da documentação de cada uma das etapas, o revisor analisará a documentação e, se necessário, solicitará esclarecimentos ou informações adicionais. A auditoria é feita remotamente por auditores do Center for Active Design. Em caso de reprovação ou aprovação com ressalvas, existe a possibilidade de contestação.

 

6) Certificação:
Após aprovação da documentação, o Design Certificate é emitido para o empreendimento. Ele pode ser solicitado do momento em que o projeto é finalizado até o fim da construção, mas obrigatoriamente antes da ocupação. O Design Certificate é válido por 3 anos e para manter a certificação, o empreendimento deverá ser submetido ao processo de Built Certification, destinado a edifícios construídos e já ocupados e, posteriormente, recertificado a cada 3 anos. Caso o empreendimento já se encontre finalizado e ocupado, é possível obter apenas o Built Certificate, sem passar pela fase de Design Certification.

Quanto custa?

Os custos da certificação variam de acordo com a tipologia, a área construída e a complexidade de cada edificação. O empreendedor deve considerar dois custos: o custo de contratação de uma consultoria para acompanhar e gerenciar todo o processo de certificação e o custo das taxas de certificação, pagas em dólares.
Este link descreve as taxas com mais detalhes.

Nossa metodologia: garantia de bons resultados

Há 10 anos, a Ares é referência em reunir quem entende para ajudar seu empreendimento a se adequar, passo-a-passo, às mais exigentes certificações do setor.

Montamos um time de profissionais extremamente capacitado para ajudar em absolutamente todas as etapas da obtenção do certificado para que sua empresa não tenha nenhum problema.

Desde uma criteriosa análise na definição e tipologia do empreendimento, passando pelo acompanhamento, orçamento e aquisição de sistemas, equipamentos e materiais com especificações exigidas pela certificação.

Além disso, damos total suporte na parte de registro, análise dos projetos e documentação conforme as normas admissíveis a eles.


Com uma metodologia base bem definida, adaptamos as etapas de cada uma à realidade de cada cliente. 

Você delega para quem já faz isso há anos - e não precisa se preocupar mais.

Alguns de nossos clientes e parceiros